Como fazer email marketing: 5 dicas básicas cruciais

26/03/2012
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Muitas pessoas tem vontade de fazer uma campanha de email marketing ou de contratar uma agência de marketing digital para fazer seus disparos, mas não fazem a menor ideia de por onde começar ou de como fazer.

Fiz uma lista de 5 fatores básicos que podem ajudar uma marca a ter um bom desempenho nas campanhas de email marketing.

email marketing como fazer modelo

Primeiramente gostaria de dizer que a construção de uma lista de e-mail marketing é importante para certificar que você está criando um banco de dados de pessoas que querem receber realmente suas atualizações e são mais propensos a comprar sua ideia.

Pode levar algum tempo para desenvolver esse tipo de lista e obter as respostas desejadas, mas há algumas dicas de email marketing você pode aplicar imediatamente, independente se você tem uma lista de 5 ou de 50.000 contatos.

1- Como fazer email marketing: Mensagem do email

Inicialmente a empolgação de fazer as pessoas lerem a mensagem da sua marca/empresa é muito grande e com isso algumas pessoas pecam pelo excesso, principalmente de texto nas informações passadas. Portanto, mantenha o foco direto nas primeiras linhas da peça de email marketing, não adianta enrolar ou encher linguiça! O público não é bobo, muito menos ignorante.

E-mails de newsletters devem fornecer pedaços de várias mensagens, de forma bem resumida, para gerar curiosidade e posteriormente o clique do receptor da mensagem.

2- Como fazer email marketing: Personalize o assunto

Algumas empresas pecam por simplesmente não editarem o nome de quem está disparando o email e principalmente por não utilizarem o “subject“, que é o assunto da mensagem.

Use o nome do destinatário em sua mensagem sempre que possível. Algo tão simples como personalizar o e-mail desta forma pode tornar o destinatário mais provável para ler e agir sobre sua mensagem.

3- Como fazer email marketing: Inclua botões de “call to action”

Call to action, é um botão onde você vai chamar o receptor do seu email marketing para agir, seja clicando ou direcionando ele para o endereço de destino da sua peça (URL), os mais comuns são “Clique aqui“, “Acesse“, “Saiba Mais“, “Continue lendo” etc.

botao call to action

Cada e-mail que você envia deve mostrar e direcionar exatamente o que você deseja que o destinatário deve fazer. Faça ligações óbvias para chamar a atenção para as instruções especiais que você está fornecendo. E não há problema em ser repetitivo quando se trata de call to action – inclua sempre nos finais de texto ou em partes da peça em que você julgue necessário a pessoa acessar, como títulos e subtítulos.

4- Como fazer email marketing: Use templates

Em vez de enviar um e-mail genérico, ter tempo para personalizar o modelo, cores, fontes e elementos a cada vez que você dispara um email marketing, procure fazer um modelo padrão, mais conhecido como template. Usando sempre o mesmo modelo de e-mail para suas mensagens, ajudará o destinatário a reconhecer a sua empresa mais facilmente e gerar sentimentos de confiança.

Templates de email marketing padrão sempre oferecem uma versão em texto puro que contém a mesma mensagem, mas sem toda a formatação especial (design), que são ideais para clientes que não conseguem exibir emails onde os conteúdos são puramente imagens.

E-mail MKT de Natal Estratégia Digital

ATENÇÃO! Não se esqueça de sempre mandar um email de teste, para checar o resultado da sua campanha de email marketing. Isso é importante caso aja algum erro de código HTML ou até mesmo de organização de elementos dentro da peça. A  maioria das ferramentas de disparo de email marketing possuem essa opção.

template-email-marketing

5- Como fazer email marketing: Analise os resultados

Serviços de e-mail marketing fornecem estatísticas da campanha para que você possa monitorar o número de aberturas, cliques, rejeições e descadastramentos. À medida que você começar com sua campanha de e-mail marketing, tente alguns formatos diferentes e posicionamentos de links, depois compare as estatísticas para avaliar o seu sucesso.

Mensuração de resultados em e-mail marketing

Antes de eliminar um email da sua base de contatos, cheque se houve incidência de rejeição por este mesmo usuário, ou se este simplesmente mudou seu email, caso seja isso, apenas entre na ferramenta e atualize os dados da pessoa.

Por enquanto é isso!

Quais dicas ou dúvidas de email marketing você gostaria de acrescentar a esta lista?

Deixem suas opiniões nos comentários abaixo!

Até o próximo post!

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

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