Seu site foi penalizado pelo Google? Veja como fazer um Pedido de Reconsideração

29/11/2012
  • Pin It


Desde que o Google passou a exibir seus resultados de forma gratuita há alguns anos, algumas técnicas de Marketing Digital para ranqueamento de sites na web como por exemplo o SEO, ganharam muito mais valor, pois são capazes de auxiliar no melhor posicionamento das páginas, aumentando seu fluxo de tráfego.

SEO - otimização de sites

Porém, como tudo em demasia representa risco, a cada nova técnica de SEO desenvolvida, surge também a possibilidade do abusos e de práticas condenadas pelo Google, conhecidas como Black Hat SEO.

O que é o Black Hat SEO?

Black Hat SEO é o termo técnico utilizado para se referir a estratégias de SEO vistas como “ilícitas” ou abusivas.

Seguem alguns exemplos:

  • Keyword stuffing
  • Texto escondido
  • Links escondidos
  • Doorway pages
  • Cloaked pages
  • Link farming
  • Spam em comentários de blog
  • Comprar links
  • Troca de links
*obs: caso se interesse por algo mais técnico, acesse técnicas de black hat seo

Sites punidos por Black Hat SEO

No intuito de aumentar o fluxo de acesso de suas páginas, e consequentemente aprimorar a receita online gerada pelo site, muitos webmasters e empresários desavisados acabam por praticar táticas de Black Hat SEO, que violam as diretrizes de qualidade estipuladas pelo Google, causando assim a penalização de suas páginas.

Google-sites-penalizados

As penalizações pela infração das diretrizes de qualidade do Google podem ocorrer de duas formas:

Forma 1 – Perda brusca de posições nos resultados de pesquisa:

Caso você acompanhe o tráfego de acessos do seu site por meio de ferramentas analíticas, você notará que seu fluxo de acessos caiu consideravelmente. Isso se deve a uma brusca queda de posições nos resultados gratuitos de busca oferecidos pelo Google. O objetivo desta punição não é remover completamente seu site dos resultados do Google mas sim indicar  que você encontre e corrija qualquer ação ilícita da sua página.

Pode ser que seu site perca 30 posições, ou até mesmo 950!

Forma 2 – Exclusão do site:

Na pior das hipóteses, seu site sofrerá banimento total do Google, não sendo mais indexado em nenhuma posição dos mecanismos de busca, independentemente das palavras-chave pesquisadas.

Como saber se meu site foi penalizado?

Comece pesquisando as indexações do seu site. Acesse o Google e digite “site:www.nomedoseusite.com.br“.
Se o seu site não estiver recebendo nenhuma indexação, provavelmente você foi banido e precisará fazer um pedido de reconsideração ao Google.

Se por acaso seu site ainda estiver sendo ranqueado, mas seu domínio não estiver tão bem posicionado como costumava estar, então provavelmente houve a constatação de alguma técnica de Black Hat SEO aplicada indevidamente (será?) no seu site. Procure por qualquer prática de Black Hat SEO que possa estar prejudicando o desempenho da sua página e depois a remova, submetendo-a ao pedido de reconsideração ao Google.

Como fazer o pedido de reconsideração do Google?

Acesse a ferramenta Google Webmaster e em seguida acesse o formulário de pedido de reconsideração do Google.

pedido de reconsideracao no google

Preencha-o da forma mais detalhada possível. Deixe claro quais foram os problemas do seu site que o levaram a sofrer uma penalização e descreva quais foram os procedimentos que você executou para solucioná-los. Destaque que após suas correções seu site já não está mais violando nenhuma das diretrizes de qualidade do Google, e que estas práticas irregulares não se repetirão no futuro.

Tenha em mente que um profissional capacitado irá ler seu pedido de reconsideração e avaliá-lo manualmente, ou seja, este não é um processo robotizado. Portanto, seja rico no detalhamento de como você identificou o problema e que atitudes tomou para resolvê-lo.

Tempo de espera para solução do problema

Dentro de algumas semanas seu problema deverá ser solucionado e seu site voltará gradualmente a ter o mesmo posicionamento de antes. Se ainda assim não ocorrer nenhuma diferença no tráfego seu site, você pode considerar a possibilidade de refazer o pedido de reconsideração do Google.

 

Gostou do Post? Comente abaixo!

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

2 comentarios sobre “Seu site foi penalizado pelo Google? Veja como fazer um Pedido de Reconsideração”

  1. Olá bom dia, estou com uma ounição do google, qdo clico no botão pra pedir reconsideração, aparece uma tela Ações Manuais
    Não foram encontradas ações manuais de spam na Web….. estranho que no comunicado que eles enviaram pra mim diz que tem: A Google detetou a prática de cloaking ou de redirecionamentos dissimulados no seu site.Como tal, a Google impediu a apresentação das páginas infratoras nos resultados da pesquisa. Esta ação de spam manual foi aplicada a blogmaxegatos.com/. Para reintegrar estas páginas nos resultados da pesquisa, remova o spam e apresente um pedido de reconsideração. Assim que determinarmos que está em conformidade com as nossas diretrizes, removemos esta ação manual….. como vão liberar meu site se não consigo fazer a tal de reconsideração… dê uma ajuda por favor,,, grato

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*