O site da sua empresa aparece em que posição no Google?

07/04/2008
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Alguém duvida da importância do Google na vida dos internautas ?

Provavelmente não. Sua função é ajudar as pessoas que queiram localizar qualquer tipo de informação no vasto universo da Internet.

Basta digitar palavras-chave e você encontrará respostas rápidas e relevantes mediante seu critério de busca.

O que são as palavras-chave ?

São palavras que descrevem as características, serviços ou atividades do objeto que pretendemos pesquisar na Internet.

a importancia das palavras-chave

Por exemplo, caso você queira encontrar empresas que desenvolvam sites em Ribeirão Preto, você poderia combinar palavras-chave como criação de sites em Ribeirão Preto ou construção de sites em ribeirão preto”.

E como o Google funciona ?

Há softwares próprios que visitam todos os sites e copiam suas palavras, armazenando-as em servidores fortemente protegidos contra os hackers, garantindo assim a integridade dos dados.

Quando alguém faz uma pesquisa, são disponibilizados apenas os sites que possuem a(s) palavra-chave(s) digitada(s), numa ordem decrescente de relevância. Esta é determinada pelo próprio Google mediante uma complexa combinação matemática de fatores.

Links Orgânicos X Links Patrocinados

Todo o mecanismo que citei acima se refere aos links orgânicos que, sendo gerenciados pelo Google, promovem os sites gratuitamente.

Há também uma forma alternativa de publicidade on-line chamada links patrocinados. Neste caso, os sites são anunciados e pagam por cada clique que recebem.

Dessa forma, sempre que visualizarmos uma resposta, obrigatoriamente do lado esquerdo da tela serão disponibilizados os links orgânicos. Já os links patrocinados aparecerão do lado direito (e no topo também para alguns casos).

Comportamento padrão dos internautas

É comprovado estatisticamente que os links orgânicos, particularmente os quatro primeiros da primeira pagina, são 70% mais clicados que os outros.

Os internautas, ao não obter sucesso nas suas pesquisas, tendem a refazer a pesquisa usando palavras-chave refinadas ao invés de rolar a tela “para baixo”, para visualizar os sites que estão “escondidos” ou acessar as outras paginas de respostas.

Outras duas características muito pertinentes são que as empresas cujos sites estão no topo dos links orgânicos são classificadas como mais “relevantes” no mercado que atuam e que os links patrocinados recebem proporcionalmente menos cliques justamente pelo fato de serem “espaços comprados”.

Preocupação com o posicionamento de sites

A partir dessas características e da maturidade das empresas em relação à visibilidade das suas marcas, comunicação com seu público-alvo e contato com potenciais clientes dentro da Internet, esta crescendo a preocupação sobre o desempenho dos sites.

Dessa forma, não basta apenas colocar um site no ar, mas e preciso garantir que o mesmo seja “visível” e “encontrável” no Google.

seu site precisa ser encontrado pelo google

Há praticas que tornam os sites mais “amigáveis” e que proporcionam melhores resultados, pois, respeitam os padrões técnicos e impostos pelo Google.

Faça um teste com o site da sua empresa!

Digite as palavras-chave relacionadas às atividades da sua empresa no Google. Caso você não encontre seu site no topo da primeira pagina, seu potencias clientes também não o farão e sua empresa provavelmente estará perdendo bons negócios por não participar da “grande vitrine” da Internet.

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

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