Minha empresa não tem site. E daí?

02/04/2009
  • Pin It

Parece contraditório né?

As empresas que ainda não estão na Internet, com certeza estão se preparando para isso; e eu que acesso na Internet desde 1994 e trabalho com ela de 1996, venho afirmar que não estou nem aí porque minha empresa não tem um site.

Tenho certeza que vão entender minha afirmação ao final deste artigo.

Site institucional? Falar sobre a missão da empresa e sobre história da empresa? bahhh!

Isso era importante lá em 1997 quando fiz na época a primeira página em português para um departamento da IBM no Brasil.

Hoje minha empresa se nega a fazer este tipo de serviço, pois atualmente o que todos esperam da Internet é resultado traduzido em: negócios.

Como consultor, é minha função instruir meu clientes sobre isso. Site institucional bonitinho não serve para negócios, serve apenas para o ego do dono da empresa e não para o seu cliente.

Site institucional qualquer pessoa pode fazer, ta cheio de sobrinhos na Internet que sabem usar o dreamweaver e fazem sites para agradar os tios, que não querem investir no novo e que acham que ter um domínio na Internet e um email personalizado com o nome da empresa, já estão fazendo até demais, e olha, ainda é muito comum ver empresas usarem emails gratuitos, ou de provedores.

Ainda existem empresas que não investem cerca de R 100,00 ou menos por ano, para terem um domínio e email próprio na Internet.

Acho que já consegui explicar o porque de não ter apenas um site institucional, mas o que fazer então?

O que toda empresa precisa para gerar negócios é ter uma “Presença On-Line”, precisa ter hotsites específicos para seu objetivo e principalmente um canal de comunicação com seus clientes.

Segue alguns exemplos para sua empresa ter uma “Presença OnLine”:

  • HotSite para produto ou serviço
  • Blog
  • Canal no YouTube
  • Comunidade no Orkut

E alguns exemplos para atender mais fácil seu cliente:

  • Atendimento OnLine
  • Twitter
  • MSN
  • SKype
  • Gtalk

Não ache que Orkut e MSN são usados apenas para brincadeira na internet, você vai se surpreender quando começar a usá-los profissionalmente.

Seu e-cliente, seu e-consumidor está interessado em seu produto ou serviço e não na sua empresa, ele procura uma solução para sua necessidade, então é isso que você deve apresentar para ele na internet, e somente depois dele sentir que esta com a solução “na mão”, aí sim, sua empresa, sua marca, sua história, irão ajudar a sacramentar o negócio.

O meu domínio – que é o nome da minha empresa – é muito cobiçado: www.url.com.br, e eu não mantenho nenhuma informação institucional nele. Hoje todos meus esforços são para o meu blog sobre comércio eletrônico www.ecommerce.tv.br, é de lá que eu sou solicitado para palestras e treinamentos, e é de lá, onde chegam meus clientes e novas parcerias.

Não sou contra site institucional, mas acredito que fazer apenas por fazer não fará diferença nenhuma para sua empresa, o que você precisa é de uma estratégia on-line e não de apenas um site.

Artigo originalmente publicado em www.Ecommerce.TV.br

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Um comentário sobre “Minha empresa não tem site. E daí?”

  1. Discordo de você. Isto porque sempre pesquiso na web sobre qualquer empresa da qual tenho interesse em algum produto e quando não existe um site, até o telefone é difícil de achar. Missão da empresa? realmente acho que ninguém acessa, mas acho válido um site institucional simples com informações relevantes sobre os produtos, endereços, telefones, e se achar preços melhor ainda.

    Abraços

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*