Pensando em anunciar no Google Adwords? Então conheça o Índice de Qualidade

24/10/2012
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Os Links Patrocinados do Google (Google Adwords) tratam-se de uma poderosa ferramenta de SEM (Search Engine Marketing) e são indispensáveis na realização de uma boa estratégia de Marketing Digital.

links patrocinados google adwords

De forma resumida, os Links Patrocinados do Google são anúncios desenvolvidos por empresas que estão dispostas a investirem verba publicitária para terem suas marcas, produtos ou serviços veiculados nos resultados de busca do Google e na rede de conteúdo do Google, com o intuito de atrair, convidar e ganhar clientes.

O leilão do Google

A mecânica de um anúncio patrocinado do Google Adwords consiste no investimento de verba em determinadas palavras-chave ou termos buscados pelos internautas em seu momento de pesquisa. Logo, o investimento em Links Patrocinados do Google assemelha-se a uma espécie de leilão.

O grande porém é que poucas pessoas realmente compreendem o funcionamento exato deste leilão, acabando por não aproveitar sua verba de Google Adwords da melhor forma possível, obtendo baixos índices de ROI.

Leilão Google - Links Patrocinados

Para maximizar suas campanhas de Links Patrocinados no Google Adwords e fazer com que sua verba seja corretamente utilizada é crucial saber interpretar um dos componentes mais importantes do Google Adwords: O Índice de Qualidade, também conhecido como Quality Score.

Índice de Qualidade do Google Adwords (Google Adwords Quality Score) – O que é, e o que representa para meus anúncios?

O Índice de Qualidade do Google (Google Quality Score) é um valor referente a uma escala de 1 a 10, atribuído pelo Google à cada palavra-chave comprada por uma empresa. O objetivo do Índice de Qualidade do Google é determinar se o anúncio, os termos, as palavras-chave serão relevantes para o internauta quando ele estiver pesquisando por um determinado assunto.

Índice de qualidade do Google

Essas notas atribuídas pelo Índice de Qualidade do Google representam um dos fatores determinantes para definir se seu anúncio será exibido na primeira ou segunda posição dos resultados de busca pagos e também no seu valor de clique (PPC).

Quais critérios o Índice de Qualidade usa para avaliar minhas campanhas do Google Adwords?

Os critérios de atribuição apoiam-se basicamente em três fatores:

1 – CTR (Click Through Rate): É o número de cliques que seu anúncio obteve, dividido pelo número de vezes em que ele foi exibido. O CTR é o fator de maior peso no Índice de Qualidade do Google, pois é este coeficiente que identificará quanta relevância seu anúncio representa para os internautas.

2 – Relevância do conteúdo: O Google procura interpretar se as palavras-chave, o texto do seu anúncio e o conteúdo da sua landing page se relacionam bem entre si e se todos estes termos em conjunto são relevantes com o que o usuário esta pesquisando.

3 – Landing Page (Página de Destino): As landing pages, ou páginas de destino, são as páginas para onde seu anúncio do Google Adwords está linkando, ou seja, são as páginas para onde o internauta será direcionado quando clicar no seu anúncio. De acordo com o Google, páginas que disponibilizam conteúdo relevante e original, que transmitam confiabilidade e que apresentam uma navegabilidade amigável são mais propensas a receberem notas maiores do Índice de Qualidade do Google.

O fator investimento e a qualidade dos anúncios

Outro fator de grande incidência na nota do Índice de Qualidade é o investimento. Isso não quer dizer que o Google irá privilegiar as empresas ou anunciantes que investem verbas maiores mas o fato é que com um investimento maior a cobertura da sua campanha torna-se mais abrangente, inclusive no fator tempo.

Investimento Google Adwords

Se sua verba for suficiente para que a sua campanha funcione plenamente 24 horas por dia, seu Índice de Qualidade será melhor do que uma campanha que sai do ar porque o orçamento diário foi todo consumido.

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Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

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