Sabia que a sua empresa pode ser uma spammer?

22/10/2008
  • Pin It

Para melhorar o desempenho de um importante cliente meu em relação à sua campanha de newsletters, acabei pesquisando e aprendendo um pouco mais sobre as muitas diretrizes existentes neste mercado.

Ironicamente, notei que a maioria das empresas que tenho contato está fazendo spam ao invés de fazer campanhas de newsletters!

Mas antes de compartilhar algumas idéias, eu gostaria de contextualizá-lo sobre uma briga que acontece a todo o momento entre os spammers e os grandes servidores de e-mails como o Yahoo, Hotmail, Google (gmail), etc.

O motivo é que no Brasil, quase 85 % dos e-mails em funcionamento são gratuitos e concentram-se nessas empresas. Logo, o papel delas no combate aos problemas causados pelo spam é extremamente importante e necessário.

A lógica funciona quando estas empresas usam em conjunto critérios para pontuar individualmente os e-mails filtrando-os como “bons”, spams (que cairão na lixeira) e não confiáveis (que nem chegam a serem entregues…).

Confesso que fiquei surpreso com a complexidade dos critérios usados!

Duas práticas erradas em newsletters

A sua empresa tem o hábito de enviar muitos emails de uma vez só?

Saiba que essa é uma prática ineficiente pois um importante critério usado é a quantidade de e-mails ativos no disparo de um newsletter.

Para o hotmail, por exemplo, se mais de 25 % dos e-mails não existirem ou possuírem algum tipo de erro, é muito provável que o seu newsletter seja entregue por inteiro na lixeira para os outros e-mails ativos.

Há também uma preocupação em relação ao uso de um único IP para disparar muitos e-mails num intervalo curto de tempo que influenciará negativamente na “pontuação” mencionada acima.

E agora, como posso melhorar meus newsletters?

Como esse é um assunto extenso e técnico, deixarei para uma outra coluna algumas dicas técnicas e práticas que poderão ajudá-lo.

Porém, desde já, aconselho a contratação de uma empresa especializada no envio de newsletters para orientá-lo.

Obs: gostaria de agradecer pela colaboração do Eduardo Saba Filho do www.noiteafora.com.br

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*