Estratégias de email marketing: evitando a lixeira

17/09/2010
  • Pin It

Fala-se muito em segmentação do email marketing para aumentar as taxas de retorno e o relacionamento com os contatos. Por quê tanta ênfase em segmentação?

Porque funciona!

E funciona porque ao invés de distribuir conteúdo aleatoriamente para pessoas desconhecidas, você envia conteúdo para pessoas que têm interesse naquele conteúdo. Em resumo, a segmentação traduz perfeitamente a ideia por trás do email marketing.

Veja em seguida um exemplo prático de uma técnica de divulgação que não utiliza esses princípios: a distribuição de flyers nas ruas.

email marketing

Em ruas movimentadas das grandes cidades essa é uma maneira comum de propaganda. Em esquinas, semáfaros e pontos movimentados somos abordados e recebemos dezenas de impressos com propagandas e ofertas imperdíveis de todos os tipos: desde apartamentos na planta a almoço com sobremesa a preço popular.

Não há qualquer discriminação desses dois públicos, ambos recebem os mesmos flyers.

A prática de distribuição de flyers poderia ser comparada ao envio em massa de emails para destinatários desconhecidos e que não têm conhecimento prévio do conteúdo dos emails. Em outras palavras: spam.

No caso do flyer, não há uma segmentação, todos que passam recebem um.

spam

Se você envia para quem não conhece ou para quem nunca teve nenhum histórico de interação com sua empresa você corre esse risco. Pode estar fazendo propaganda de almoço popular para quem está interessado no apartamento na planta, ou vice-versa.

Pior que isso, muito provavelmente vai acabar com o mesmo destino da maioria dos flyers do mundo: a lixeira.

O conteúdo deste Post foi fornecido pelo www.emailmanager.com

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*