Como funcionam os links patrocinados do Google (adwords) ?

16/04/2008
  • Pin It

Na coluna da semana passada, vimos que as pessoas tendem a clicar nos primeiros sites informados pelo Google. Por este motivo, eu destaquei a necessidade das empresas aparecerem no “topo” da grande “vitrine” mundial da internet.

Links Patrocinados

Hoje, nos deteremos aos links patrocinados do Google (adwords). Estes são uma possibilidade alternativa de conquistar posições de destaque através de anúncios pagos.

Links Patrocinados no Google - Google Adwords - Aumente seu faturamento

Seus resultados são tão positivos que atualmente eles são responsáveis por cerca de 97 % do faturamento do Google e constituem um grande exemplo de publicidade on-line.

Dica 1 – Como os links patrocinados funcionam?

Os anunciantes pagam sempre que seus potenciais clientes ou “interessados” forem atraídos para seus sites, isto é, após clicarem em seus anúncios. Estes anúncios só serão acionados se a(s) palavra(s)-chave(s) usada(s) na pesquisa estiverem cadastradas.

Leilão Google - Links Patrocinados

Dica 2 – Palavras-chave negativas

Há também as palavras-chave que servirão de “filtros” para que os anúncios não sejam acionados, evitando gastos desnecessários e perdas na segmentação do público-alvo.

Links patrocinados do Google - palavras-chave-negativas

Por exemplo, um anunciante que vende livros numa loja virtual não possui interesse em pagar pelos acessos de pessoas que procurem por: “livro grátis”, certo?

Dessa forma, “grátis” é uma palavra-chave negativa.

Dica 3 – Custo por clique x custos diários

Dependendo da quantidade de anunciantes que disputam uma mesma palavra-chave, seu CPC (custo por clique) pode ser muito alto. Através do acompanhamento de relatórios específicos é possível saber quais são essas palavras-chave e excluí-las, visando apenas àquelas que apresentam melhores resultados (ROI).

Uma outra característica importante é a limitação diária de custos. Através dela, o anunciante definirá antecipadamente o valor máximo que poderá gastar por dia.

Dica 4 – Formatos de anúncios

A forma mais usada são os anúncios de texto normalmente encontrados nas respostas do próprio site do Google. Há ainda os formatos gráficos e vídeo que só podem ser encontrados nos sites afiliados ao google.

links patrocinados no google - google adwords

Dica 5 – Relevância dos anúncios

O Google é claro nas suas diretrizes técnicas valorizando os anúncios, campanhas melhores estruturadas e maiores índices de qualidade. Assim, ele proporciona posições de destaque e menores custos para os anúncios mais relevantes.

Índice de qualidade do Google

Dessa forma, posicionar seu anúncio na primeira posição dos links patrocinados não depende só do preço do clique ou verba como imagina grande partes dos anunciantes.

Eu gostaria de anunciar a minha empresa. Como faço?

O caminho mais rápido para você obter resultados é procurar empresas com experiência no gerenciamento de links patrocinados, pois, há centenas de detalhes na ferramenta do adwords e conhecimentos aplicados ao web marketing que garantem anúncios otimizados e mais econômicos.

Interessado?

Solicite um orçamento para links patrocinados!

Rodrigo Sampaio
Autor: Rodrigo Sampaio

Diretor Executivo da Estratégia Digital, Professor de 5 cursos de Marketing Digital e 2 turmas de Facebook Marketing oferecidos em Ribeirão Preto, MBA em Marketing FGV e Aluno EAD do MBA em Gestão Estratégica USP.

line
line

3 comentarios sobre “Como funcionam os links patrocinados do Google (adwords) ?”

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*