Como reduzir o preço do clique nos Links Patrocinados do Google

30/07/2013
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Se você trabalha com Marketing Digital ou pretende investir em estratégias de Marketing Digital para a sua empresa, provavelmente já leu sobre o Google Adwords, os Links Patrocinados do Google.

Por ser uma mídia de resultado imediato, muitas empresas disponibilizam verbas enormes no planejamento de campanhas de Links Patrocinados no Google, mas nem ao menos conhecem um dos principais influenciadores do desempenho de anúncios no Google: o Índice de Qualidade do Google.

Google Adwords - Atraia novos clientes

O que é o Índice de Qualidade do Google

Índice de Qualidade do Google mede a relevância das palavras-chave que comporão um anúncio no Google Adwords.

Google-Adwords-Quality-Score

Vantagens de se ter um bom Índice de Qualidade do Google

Já que o Google Quality Score influencia positiva ou negativamente o desempenho de anúncios do Google Adwords, trabalhá-lo de forma adequada pode trazer alguns alguns benefícios, como:

  • Maior frequência na visualização de anúncios dos Links Patrocinados;
  • Por sua vez, aumento do número de cliques, e consequentemente, aumento do número de visitantes no seu site;
  • Diminuição do Custo Por Clique (CPC) de cada palavra-chave, possibilitando economia de verba em cada clique recebido

Como aumentar o Índice de Qualidade do Google para as palavras-chave do meu anúncio?

Alguns dos fatores que mais influenciam nos critérios de avaliação do Índice de Qualidade do Google são: Taxa de Cliques e Relevância do conteúdo do anúncio. Se aumentarmos ambos, é possível também aumentar o Índice de Qualidade do Google.

Tendo isso em mente, ao gerenciarmos a campanha de Links Patrocinados de um dos nossos clientes, colocamos em prática essas estratégias a fim de aumentar o Índice de Qualidade do Google para as palavras-chave que destinamos para cada anúncio. Confira o resultado:

Dicas para aumentar a taxa de cliques:

  1. Trabalhe com grupos de anúncios separados: Comece criando grupos de anúncios separados por temas, e dentro de cada grupo, crie anúncios com variações das palavras-chave referentes a cada tema. Dessa forma é possível personalizar os grupos de anúncios de acordo com o tipo de pesquisa dos usuários;

Como aumentar o índice de qualidade do Google - Grupos de anúncios separados

  1. Anúncios com palavras-chave negativas: A configuração de palavras-chave negativas evita que seu anúncio seja ativado para pesquisas que não relacionem-se com o conteúdo do anúncio. Dessa forma ele não será exibido de forma equivocada, atingindo somente o público-alvo correto;

Como aumentar o índice de qualidade do Google - Palavras-chave negativas

  1. Configure as palavras-chave selecionadas para que sejam exibidas conforme correspondências de frases. Dessa forma seu anúncio será exibido sempre que o internauta buscar por qualquer uma das palavras-chave definidas, independentemente da ordem em que estejam na pesquisa.

Como aumentar o índice de qualidade do Google - Palavras-chave com correspondência de frase

Dicas para aumentar a relevância do conteúdo do anúncio:

  1. Inclua a palavra-chave que ativa seu Link Patrocinado do Google no título, na descrição e na URL de visualização do anúncio;

Como aumentar o índice de qualidade do Google - Uso das palavras-chave no anúncio

 

  1. Trabalhe variações de palavras-chave pertinentes ao grupo de anúncios: experimente opções de palavras-chave no plural, no singular, combinadas com outros termos e palavras-chave, posicionamentos diferentes da palavra-chave na mesma frase, etc;

Como aumentar o índice de qualidade do Google - Variação de palavras-chave

  1. Não selecione palavras-chave muito abrangentes, que podem dar margem para interpretações ambíguas.

Realize a manutenção do Índice de Qualidade das suas campanhas no Google Adwords

Verifique abaixo que algumas palavras-chave apresentam ótimo aumento do Índice de Qualidade, enquanto outras nem tanto.

Tabela de índice de qualidade do google para palavras-chave

Depois de colocar seus anúncios no ar, avalie quais palavras obtiveram aumento do Índice de Qualidade do Google. É preciso remover palavras-chave com baixo índice de relevância. Por mais que elas possam servir para levar um ou outro internauta ao seu site, ter palavras-chave pobres em seu histórico de campanhas do Google Adwords podem prejudicar o seu índice de qualidade.

Como podemos perceber, aumentar o Índice de Qualidade do Google para palavras- chave dos Links Patrocinados do Google não é tarefa fácil. Por isso um número cada vez maior de empresas procuram por uma agência de Marketing Digital que possa gerenciar suas campanhas de Google Adwords.

Façam suas tentativas, e se precisarem de ajuda, podem contar com a Estratégia Digital.

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

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