Funil MultiCanal no Google Analytics – Entenda melhor essa ferramenta de conversão

26/04/2012
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Em 24 de agosto de 2011 aconteceu uma das mais significativas atualizações do Google Analytics, a inserção dos relatórios de “Funil Multicanal.”

O principal objetivo deste novo grupo de relatórios é disponibilizar melhores visualizações de como as diferentes fontes de tráfego estão envolvidas nos processos de conversão dos visitantes do seu site.

funil-multicanal-google-analytics

Visões oferecidas pelo Funil Multicanal

  • A quantidade de pessoas que acessaram seu site antes de finalmente efetuarem uma conversão (comprar, assinar, enviar o formulário de contato, etc…)
  • A quantidade de formas diferentes pelas quais as pessoas acessaram o seu site antes de efetuarema a conversão (por busca orgânica, acesso direto, via redes sociais, anúncios patrocinados, etc…)

Função do Funil Multicanal do Google Analytics

A sua principal função é “contar” exatamente quais foram os caminhos percorridos por um usuário e quanto tempo ele levou, desde o primeiro acesso, até o último antes da conversão, a fim de analisar como os diferentes canais de visitas (redes sociais, buscas orgâmicas, etc) se relacionaram entre si antes de uma conversão acontecer.

google-analytics-multi-channel-funnels

Antes da libração dos Funis Multicanal, nossa visão ficava limitada a ver apenas qual foi o último canal acessado antes da conversão. Com o Multicanal, é possível ver mais canais envolvidos e perceber como eles interagem.

conversoes assistidas google analytics

Analisando o exemplo da imagem abaixo, é possível compreender que o acesso direto foi o último passo da conversão, mas se o site não tivesse realizado um buzz em redes sociais e se não estivesse bem posicionado nas buscas orgânicas, talvez a conversão jamais se concretizasse.

Funil Multicanal

 

Instalação do Funil Multicanal do Google Analytics

Primeiro passo:

Criar uma conversão dentro da sua conta do google analytics. Se você tiver dúvidas, acesse o post sobre criação de conversões

Segundo passo:

Inserir o (código de javascript no html da página do seu site que caracteriza a realização de uma conversão.

Suprindo essa necessidade, o Funil Multicanal do Google Analytics oferece diversas funções agregadas, como:

Relatórios do Funil Multicanal do Google Analytics

conversoes assistidas google analytics 2

Visão Geral: Como o próprio termo diz, é uma visão geral das conversões e origens de tráfego que levaram o usuário a fazer uma conversão no seu site, mostrando a relevância de cada um dos canais envolvidos.

Melhores Caminhos de Conversão: São os principais caminhos de conversão agrupados por ordem, e podem ser configurados com a Origem, Mídia, Origem/Mídia, Campanhas ou Palavras chave.

Conversões Assistidas: Visualização de quantas conversões foram assistidas por cada uma das fontes de tráfego, ou seja, esses canais influenciaram na sua execução.

Intervalo de Tempo: Esse modelo de relatório mostra quanto tempo levou para que o visitante finalizasse uma conversão no seu site.

Path Length: É a visualização de quantas interações (quantidade de passos) as visitas tiveram para que chegassem na conversão.

Esse vídeo do Google retrata o conceito e os modelos dos Funis Multicanais de uma maneira bem simples de entender:

E você, o que achou?

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Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

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