Crowdsourcing: A era da Comunidade

01/08/2013
  • Pin It

O fortalecimento da comunidade virtual permite a realização de projetos impensáveis.

O termo crowdsourcing foi definido pela primeira vez como o “Ato de pegar um trabalho tradicionalmente designado a um empregado e externá-lo para um grupo indefinido e, geralmente grande, de pessoas, através de uma chamada aberta, geralmente pela Internet”. Essa definição foi feita por Jeff Howe no ano de 2006.

Crowdsourcing

Com a ajuda de uma multidão mundo afora, muitas idéias estão saindo do papel, criando forma, se desenvolvendo e gerando retorno aos seus criadores. Hoje, para fazer acontecer, as pessoas não precisam mais estar juntas em um mesmo lugar. Através da internet e, principalmente, das redes sociais, elas se aproximam de maneira segmentada em ideais, interesses, sonhos e vontades. Isso é coletividade.

Crowdsourcing

Um bom exemplo de crowdsourcing (Sem falar Na clássica Wikipédia) é o Quirky. Nessa plataforma, todas as idéias são bem vindas.

Crowdsourcing

Após submeter um projeto, o mesmo passa por um processo de votação. E quem vota? Amigos, membros do Quirky e especialistas em produtos. Ou seja, você aí também pode votar!

O que passa dessa etapa se transformam em realidade. Maravilha! Isso também inclui várias pessoas, vários profissionais do assunto que se responsabilizam em materializar o projeto. O mais legal é que o criador participa de todos os processos, dando a sua opinião e testando o produto.

Crowdsourcing

Eu, particularmente, acho o Quirky genial. Há quem diga por aí que a Internet e as redes sociais estão afastando as pessoas, mas o que muita gente não consegue enxergar é essa nova forma de criação coletiva.

Quando estamos em comunidade, temos embasamento de trabalho suficiente para ir mais longe. Ao longo desse processo nos tornamos menos egoístas e mais abertos ao aprendizado.

Ah, vale dizer que o próprio Quirky foi criado através de Crowdsourcing.

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*