Como conquistar leitores fiéis para o seu blog

14/09/2012
  • Pin It

Provavelmente você já deve ter lido matérias ou artigos em diversos blogs espalhados na internet, mas por acaso já parou para pensar o quão trabalhoso é compor um conteúdo relevante, capaz de despertar o interesse contínuo das pessoas em continuar lendo?

Pode parecer fácil escrever textos para posts, mas o fato é que cada vez mais os internautas têm demonstrado menos interesse em concluir a leitura, transformando-se de “leitores reais” para meros “visitantes“, caracterizando um fenômeno que o Google Analytics e os profissionais do Marketing Digital denominam como Alta Taxa de Rejeição.

De acordo com dados retirados do Google Analytics, a taxa de rejeição chega a ser tão grande que alguns visitantes simplesmente abandonam o blog sem nem mesmo terminar de ler o primeiro parágrafo do texto (que você levou tanto tempo para escrever).

taxa de rejeição em blogs

O desafio aqui, seja você um blogueiro profissional ou não, um jornalista, um twitteiro, um profissional do Marketing Digital, ao até mesmo um estudande de Marketing Digital ou web analytics, está em contornar este problema de taxa de rejeição e fidelizar seus visitantes (novos e antigos), para que eles permaneçam por um bom tempo no seu blog e tornem-se efetivamente um “leitor”, do tipo que acompanha seus posts e volta ao site para ler suas novidades.

Conteúdo é importante, mas fica melhor quando aliado a um bom design!

O que de fato criará o habito de retorno ao seu blog por parte dos leitores é a qualidade do conteúdo que você lhes oferece. Não tenha dúvidas quanto a isso, e sempre forneça o melhor conteúdo que puder!

Se seu blog é sobre notícias, certifique-se de que você está ciente do que vêm acontecendo de mais importante atualmente. Se seu blog é sobre moda, fique antenado sobre as últimas tendências do seu tema. Se seu blog é sobre tecnologia, conheça (e se possível experimente) todos os lançamentos do mundo digital.

Conteúdo-Relevante

Ok, até aqui falamos sobre fornecer conteúdo relevante, mas e onde entra o design e o layout? Simples, uma coisa complementa a outa!

Tenha um visual lindo, limpo e organizado. Um bom layout é o que impactará e impressionará um leitor que esteja visitando seu blog pela primeira vez, portanto, capriche.

Além disso, um bom design não apenas impressiona visualmente, mas também denota arrumação. Quantas vezes você já não acessou um site ou blog, e ele estava com todas as categorias misturadas, nuvens de tags nos lugares mais impróprios, caixa de busca praticamente imperceptível, entre outras “bagunças”.

design para blogs

Quanto mais organizado for seu blog, menor será a sensação de confusão por parte do leitor, e se ele encontrar facilmente o que quer ler, então a probabilidade de retorno posterior é ainda maior.

Conheça seus leitores

O Google Analytics é uma ferramenta imprescindível para análises de comportamento dos usuários na web. Já que você está utilizando o Google Analytics para estudar o nível da taxa de rejeição do seu blog, porque não o usa também para estudar qual foi o post que mais gerou acessos?! Escrever continuações para este post, ou falar de assuntos relacionados pode garantir a volta de seus leitores, ávidos por mais conhecimento ou novas opinões.

Além disso, o Google Analytics também fornece outros dados, como por exemplo os dias em que sua página mais é acessada, e os horários de pico.

Dica: se você tiver uma maior porcentagem de leitores que acessam seu blog às terças-feiras, às 22:00, que tal programar suas publicações para esse horário? É uma chance de pegá-los bem no momento em que estiverem online.

Não deixe comentários sem respostas

Se você quer fidelizar leitores, transformando-os de meros “visitantes” para “fãs assíduos”, demonstre a eles que suas opiniões são importantes, e que sua presença constante é muito bem vinda! Agradecer e responder a comentários é o primeiro passo (e o mínimo que se pode fazer) para que se inicie uma relação mais próxima com seus leitores.

Muitas vezes, não responder a comentários pode representar parte do percentual da taxa de rejeição do seu blog.

Pior do que não responder a comentários ou dúvidas é quando o blogueiro resolve aparecer na conversa apenas para contra-atacar (e de forma exaltada) uma crítica negativa que possa ter recebido. Lembre-se de que nem sempre é possível agradar a todo mundo. Se você só resolve responder a comentários quando é criticado, já está agindo errado por estar ignorando os outros comentários (que podem até ser positivos), mas seja sempre educado, para que dessa forma você não perca leitores.

discussão na internet

Encontre seus leitores onde eles estiverem

Não basta apenas escrever um novo texto e esperar que os leitores apareçam para ler, é preciso divulgar seu post.

Mas como?

Uma boa estratégia é valer-se de cada rastro deixado no seu blog pelos seus leitores.

Além de responder a comentários, aproveite para pegar o e-mail desse pessoal que mais interage, afinal, se eles comentam frequentemente, provavelmente eles gostam muito do seu blog e o acompanham com periodicidade, podendo até se tornarem evangelizadores do seu conteúdo, compartilhando-o com seus respectivos amigos.

Ainda falando em e-mail, deixe bem à vista no seu blog um campo para cadastramento de e-mails, para que as pessoas que curtiram seu blog poderem se cadastrar e receber suas postagens assim que elas forem publicadas.

redes-sociais-e-blogs

Divulgar seus novos posts via redes sociais, como o Facebook e o Twitter também é muito válido, pois provavelmente boa parte do seu público está presente nessas redes sociais, e as utilizarão como fonte primária de acesso ao seu blog.

Para finalizar, podemos concluir que tornar um mero “visitante” em um “leitor fiel e assíduo” é uma tarefa difícil, que exige tempo, persistência e vontade, mas oportunidades para se tornar um blogueiro melhor nunca faltarão, é só não desistir!

E aí, o que achou do post?
Deixem seus comentários abaixo!

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

2 comentarios sobre “Como conquistar leitores fiéis para o seu blog”

  1. Muito boas suas dicas. Agradeço por ter tido a oportunidade em conhecê-las. Estou pensando em criar um blog sobre contos e com sua ajuda creio que já poderei definir o que postar. Grato, gilberto

  2. Muito obrigada pelas dicas!! Aproveitei para dar uma limpada nos gadgets do meu blog. Espero que eu consiga fideliza leitores, porque é bem desanimador saber que seus leitores, conseguidos via grupos de facebook, só estão ali para fingir que olharam um conteúdo que levei dias para produzir. Meu blog é literário, então passo semanas lendo um livro no pouco tempo que tenho, alguns dias escrevendo, editando, revisando e melhorando resenhas para o leitor passar 1min e 30s no blog, ou seja, nem sequer chegou ao final ddo texto. Mas não vou desistir não!!
    Muito obrigada mesmo, vou tentar por mais em prática!

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*