Breve Resumo Sobre Marco Civil e o Internauta Brasileiro

20/08/2013
  • Pin It

Os brasileiros gostam muito de navegar na internet, principalmente quando se trata de entretenimento. O acesso está muito mais fácil e barato, sendo que muitos estabelecimentos comerciais disponibilizam Wi-Fi.

Internet

Segundo dados do IBOPE, 94,2 milhões de brasileiros acessam a internet, tornando o país o quinto maior usuário da rede. Além disso, 52,5% dos usuários ativos domiciliares, que respondem por 23,8 milhões de pessoas, usaram conexões com velocidade superior a 2Mpbs no último mês de junho. Mas o que  fazem na internet?

Estudo da E.life, empresa de inteligência de mercado e gestão de relacionamento nas redes sociais, mostra que 98% dos usuáriosInternet acreditam que internet é sinônimo de redes sociais. O perfil se repete para aqueles que utilizam a internet via smartphone: o Brasil lidera em número de usuários (77%) que afirmam acessar as redes sociais como principal atividade, ultrapassando mercados como Rússia (59%), Índia (26%), China (62%) e até mesmo os Estados Unidos (63%). Em relação ao download de aplicativos, 68%  baixam apps de jogos, 67% de redes sociais, 51% de navegação de mapas e pesquisas e 49% de vídeos.

Dentre as redes sociais, o Facebook lidera o ranking, seguido pelo Youtube e, em terceiro lugar, o Orkut.  Atrás, estão os sites de busca, e-mails e vídeos que ficam com uma fatia de 97,7%, 96,5% e 95% respectivamente.

Outra pesquisa super atual, desenvolvida no período de 7 a 10 de julho pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que 37,3% dos entrevistados afirmam acessar a internet diariamente. No intuito de pesquisar intenções de voto para 2014, esse estudo também indicou que o peso do Facebook será maior nas próximas eleições do que o marketing na televisão (palavras do presidente da CNT, senador Clesio Andrade).

Em vista ao crescimento acelerado no uso da internet, no ano de 2009 foi constatada a necessidade de criar uma regulamentação. O Marco Civil da Internet foi então desenvolvido de maneira colaborativa através de um blog e, em 2011, apresentado como um Projeto de Lei do Poder Executivo à Câmara dos Deputados. Os principais temas abordados foram privacidade, neutralidade, retenção de dados, função social da rede  e a responsabilidade civil de usuários e provedores.

Internet

 Em abril de 2012 foi deferido o requerimento para que o projeto fosse anexado.

InternetO mês de julho de 2013, foi marcado por publicações declarando que o Brasil seria alvo de espionagem pelo governo dos EUA. Nesse momento ficou claro e declarado que a aprovação do Marco Civil da Internet deveria ser prioritário para o governo.

Segundo o Deputado Alessandro Molon, relator do processo, a votação deverá acontecer ainda no mês de agosto, apesar de algumas questões ainda causarem polêmica. Após aprovação, o Brasil será o primeiro país a ter um Marco Civil para Internet.

Leia  aqui o Projeto de lei na íntegra.

Essa é uma questão polêmica, deixe a sua opinião a respeito!

Estratégia Digital
Autor: Estratégia Digital

Consultoria em marketing digital que atua há mais de 8 anos na região de Ribeirão Preto.

line
line

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*